Posted on June 9, 2022
Serviços para cidadão – O direito à Liberdade de Expressão
Suas características, o tornam um companheiro para o resto das liberdades. A liberdade de expressão como defesa contra o abuso de autoridade e protetora de direitos e serviços para cidadão. As vantagens da liberdade de expressão.
Serviços para cidadão – Introdução
A liberdade de expressão tem uma relação íntima com o resto das liberdades civis. Além disso, é perfeitamente compreensível que quem escreve em defesa da liberdade seja o mais ardente defensor da liberdade de pensar e escrever.
A carta em questão, datada de 4 de fevereiro de 1720, começa afirmando que o conhecimento não pode existir sem liberdade de pensamento. Ao mesmo tempo, sem liberdade de expressão não pode haver liberdade pública. Assim começa o tema das vantagens da liberdade de expressão.
A liberdade é um direito de cada pessoa, de todas as pessoas, desde que esse mesmo direito não seja afetado em outras. A afetação do direito à liberdade dos outros é o único limite que tem a liberdade pessoal de cada um.
Além disso, há uma relação entre liberdades e direitos. A liberdade de expressão e pensamento é tão necessária quanto a segurança da propriedade pessoal. Se a liberdade de expressão não for usufruída, será difícil falar em respeito à propriedade privada.
A relação entre liberdades e direitos
A grande ideia dos autores é confirmar a ligação entre a liberdade de expressão e os demais direitos das pessoas. Onde a pessoa não pode dizer o que quer, não poderá dizer que suas propriedades estão seguras. A maior das vantagens da liberdade de expressão.
📌 Se uma pessoa não consegue dizer que a boca é dela, também não vai conseguir dizer que algo é dela. Se alguém quer tirar a liberdade dos cidadãos, a primeira coisa que faz é anular a liberdade de expressão.
É óbvio, portanto, que os autores consideram a liberdade de expressão um direito central e básico, de enorme importância. Há, portanto, uma relação entre liberdades e direitos.
Serviços para cidadão– liberdade de expressão
Com base nisso, eles iniciam uma série de reflexões indubitavelmente influenciadas pelo seu papel no jornalismo.
Em primeiro lugar, é certo e apropriado que os cidadãos falem bem de seus governantes. Isto é, apenas se os governantes merecerem ser bem falados.
Somente dentro de uma tirania o governante goza do privilégio de cometer atos impróprios sem o conhecimento dos cidadãos. A prova de que um cidadão é livre, então, está no grau de liberdade com que fala, principalmente de seus governantes.
Para entender melhor isso, os autores falam sobre governo. A administração de um governo é simples de entender. Nada mais é do que a função exercida por pessoas que têm uma responsabilidade delegada pelo cidadão, que é atender aos assuntos e interesses do povo.
Isso é muito importante para a sociedade e é por isso que a atuação dos governantes deve ser examinada publicamente.
📌 Um bom governante não teme que sua administração seja escrutinada publicamente. Eles são os maus governantes, eles não querem que seu desempenho seja examinado.
Serviços para cidadão – Exame Público do Governo
Em outras palavras, o governo faz um trabalho extremamente importante. A autoridade é o delegado do cidadão para cuidar de seus interesses e pessoa.
O escrutínio público desta função é vital para a saúde da sociedade e esse escrutínio só pode ser feito com liberdade de expressão. Os cidadãos falam bem ou mal dos governantes, de acordo com suas opiniões pessoais.
Ao governo é atribuído um papel extremamente crucial para todos os cidadãos. Por essa importância, é muito conveniente que o desempenho dos governantes seja examinado publicamente. Outra das grandes vantagens da liberdade de expressão.
“Posso não concordar com você, mas defenderei até a morte seu direito de se fazer de bobo.” – Oscar Wilde
Boa governança e liberdade de expressão
Deve ficar claro que os autores estabelecem uma relação direta entre boa governança e liberdade de expressão. Essa liberdade é um sintoma e efeito de bons governantes. E a causa é natural.
Os culpados, os que cometeram atos impróprios, temem a liberdade de expressão, pois ela expõe à luz pública o que há de ruim e errado em seu governo.
E o contrário é verdade, porque os bons governos sempre respeitaram e promoveram a liberdade de expressão. Esses bons governantes sabem que boas decisões e homens honestos podem se defender sem medo.
Descobrir o mal
Além disso, a liberdade de expressão tem um efeito benéfico. Graças à liberdade de expressão, as más ações de um governo podem ser descobertas e combatidas.
O mecanismo é simples. As boas e más ações de um governo devem ser conhecidas, porque as boas serão aplaudidas e as desonestas e perniciosas serão conhecidas e, portanto, reprovadas.
📌 Entre as grandes vantagens da liberdade de expressão está essa, a possibilidade de descobrir atos impróprios do governante. Em outras palavras, a liberdade de expressão é uma ferramenta de controle do governante, que sabe que suas ações serão examinadas publicamente.
Para os autores fica claro que a liberdade de expressão é a grande defensora da liberdade do cidadão. Um não pode viver sem o outro, ambos prosperam ou perecem juntos e unidos.
Não surpreende que a liberdade de expressão seja a mais temida por aqueles que têm ambições de opressão e poder desequilibrado.
Janela de ideias relacionadas
📍 Os benefícios da livre expressão de ideias e opiniões levam a temas relacionados, como a batalha de ideias, intelectuais e sensacionalismo midiático.
📍 Também está ligado ao direito de ter opiniões, ao direito de ser ouvido e ao próprio conceito de educação, incluindo a ideia reveladora de desenvolvimento político.
📍 Tem grande afinidade com a ideia de censura e a ideia geral da divisão abrangente do poder.
Conclusão: outras vantagens da liberdade de expressão
Além disso, a liberdade tem um efeito positivo. Ela produz grandes e excelentes escritores e sábios de ciência e gênio.
A liberdade de expressão possibilita o uso das qualidades e talentos das pessoas. É um incentivo para aproveitar habilidades e habilidades que seriam desperdiçadas em um regime tirânico.
Dentro de uma tirania, ela usurpa o lugar da igualdade que é a alma da liberdade. É assim que os valores públicos são destruídos.
Diante de um poder injusto e desequilibrado, as mentes dos cidadãos têm medo e pavor, sucumbem a todo tipo de baixeza e servilismo.
Tornam-se bajuladores, caluniadores, informantes e traiçoeiros em sua submissão cega ao poder, pois estes são os únicos meios de sobrevivência e segurança dentro de uma tirania. Se um homem abre a boca, é apenas para elogiar os poderosos.
A liberdade de expressão não é, portanto, apenas um meio de controlar o governante. A liberdade de expressão também é uma ferramenta que gera um melhor aproveitamento dos talentos dos cidadãos. Onde há liberdade de expressão haverá mais progressos e avanços. Outra vantagem da liberdade de expressão.
Onde há liberdade de pensamento, o melhor dos homens é obtido. Onde ela não existe, os homens caem em baixezas e vícios, e seus talentos são desperdiçados.
Reconhecer o governante tirânico é uma tarefa simples ao ver se ele reclama da liberdade de expressão e das ações da imprensa. O governante opressor sempre tenta restringir e limitar o exercício da liberdade de expressão e não poupa meios para fazê-lo.