Programa jovem aprendiz – Procrastinação no trabalho

Programa jovem aprendiz

Se você chegou a esta página e está fazendo parte do programa jovem aprendiz, provavelmente é porque está procurando maneiras de parar de procrastinar. Mas truques rápidos para forçar a motivação não funcionam.

 É porque seu problema com a procrastinação não é realmente sobre motivação, é sobre falta de clareza. A clareza é algo em que pensamos muito no nosso site, pois obter clareza é a chave para o sucesso. O problema é que a clareza nem sempre é garantida. 

Você precisa de uma ferramenta dedicada e uma estrutura de boa visibilidade para evitar o trabalho em silos e otimizar o trabalho significativo e de alto impacto. 

Neste artigo mostraremos como a falta de clareza sobre a importância do trabalho tem consequências para a procrastinação. Mas basta, pare de procrastinar, descubra como acabar com isso.

Programa Jovem Aprendiz – Por que procrastinamos no trabalho?

O que é procrastinação? A procrastinação é o hábito de adiar ou adiar o trabalho que você precisa fazer porque está ocupado com coisas menos importantes ou distraído por atividades não relacionadas ao trabalho, como assistir a mídias sociais ou um programa de TV.

Programa jovem aprendiz

A procrastinação é uma forma de inconsistência temporal: a preferência inconsciente por gratificação imediata em vez de potencial recompensa futura.

Mesmo que você saiba que não deve procrastinar porque tem algo para terminar, é mais tentador fazer algo agora e sentir gratificação imediata do que trabalhar em direção a um objetivo de longo prazo.

Parte da solução do problema é trazer gratificação imediata para projetos de longo prazo. Como líder de equipe, você pode fazer isso fornecendo reconhecimento e feedback em seu trabalho diário.

Com o nosso site, demos um passo adiante e adicionamos comemorações diretamente ao produto. Afinal, poderíamos realmente usar um unicórnio voando pela tela de vez em quando.

Procrastinação não significa preguiça

Dependendo de com quem você fala, as pessoas podem lhe dar muitas razões diferentes pelas quais procrastinam no trabalho. Os motivos geralmente incluem o seguinte:

  • Preguiça
  • Falta de autocontrole
  • Medo de falhar
  • Maus hábitos desenvolvidos
  • Perfeccionismo
  • A sensação de que o trabalho não é urgente
  • Confusão sobre o que é necessário
  • Conversa interna negativa
  • Medo de projetos complexos e avassaladores
  • Fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Quase todas essas razões decorrem de um inibidor central que leva à procrastinação no trabalho: a falta de clareza. Se você desenvolveu o hábito da procrastinação, pode não ter uma conexão clara do motivo pelo qual seu trabalho é importante. E isso não é preguiça, mas um problema que tem solução.

Programa Jovem Aprendiz – O problema da procrastinação

A inconsistência de tempo desempenha um papel fundamental na procrastinação no trabalho. Muitas vezes, o trabalho que você faz contribui para projetos ou propósitos maiores da organização.

Mas, dependendo de qual é o seu papel, esse objetivo pode parecer muito distante do seu trabalho diário. Sem uma compreensão profunda de por que seu trabalho é importante, é muito difícil se motivar e fazê-lo.

O que falta é clareza. Quando você entende claramente e consegue estabelecer uma relação direta entre o trabalho que faz e como isso afeta sua equipe ou organização, você se sente motivado.

Programa jovem aprendiz

Mas não é fácil de conseguir. De fato, de acordo com nossa pesquisa, apenas 26% dos funcionários têm uma compreensão clara de como seu trabalho se relaciona com os objetivos da empresa.

Entender o que seu trabalho contribui para as metas corporativas oferece mais clareza sobre o impacto que você faz na equipe e na empresa. Então, tomar decisões fica mais fácil.

Você pode priorizar conscientemente as tarefas mais importantes de acordo com as iniciativas que têm maior impacto nos objetivos corporativos. Mas certifique-se de que esses objetivos não sejam muito distantes ou amorfos.

Para combater a procrastinação você precisa ter uma forma clara de visualizar tanto o seu trabalho quanto os objetivos da empresa.

Como solucionar de vez o problema da falta de clareza

Programa jovem aprendiz

Para resolver o problema de falta de clareza, você pode fazer o seguinte:

  • Crie metas de equipe ou departamento. Se for difícil para os membros de sua equipe ou até mesmo para você ver como os trabalhos uns dos outros se conectam a objetivos maiores da empresa, considere criar metas de equipe ou departamento. Assim, será mais fácil associar o trabalho aos objetivos da equipe e entender o impacto que causa.
  • Conecte claramente seu trabalho pessoal com os objetivos da empresa. Mesmo que você não consiga gerar metas de equipe ou empresa, encontre uma maneira de ver como seu trabalho se conecta diretamente a metas corporativas mais amplas.

Por exemplo, se você entender o impacto que seu trabalho tem em um projeto orientado a um objetivo corporativo mais amplo, poderá entender melhor com o que contribui com seu trabalho.

Agora queremos saber de você, o que achou deste conteúdo sobre procrastinação? Você já se sentiu assim no seu trabalho?