Novela online gratis – Influência da televisão na vida das crianças e jovens

Novela online gratis

Assistir televisão e assistir novela online gratis é considerado um hobby muito importante e tem uma grande influência em todos nós.

Novela online gratis – A presença da televisão em nossas vidas

É uma realidade que as crianças em todos os lugares passam muitas horas na frente da televisão. Ao se formar no ensino médio, eles passaram quase tanto tempo em sala de aula quanto em frente à televisão. 

Novela online gratis

Assim como a televisão pode distrair, servir como fonte de obtenção de boas informações nas áreas de História, Geografia, Ciências, Esportes, etc., da mesma forma pode representar um efeito prejudicial em sua formação integral.

Esse valioso tempo gasto em frente à televisão é um tempo muito importante que se perde para estudar, especialmente para ler, fazer trabalhos de casa, mergulhar na parte científica, brincar e assim interagir com os pares, alcançar maiores e melhores relações familiares e dificulta as habilidades de desenvolvimento social e pessoal.

Os perigos da exposição excessiva das crianças às telas

As crianças recolhem da televisão muita informação que nem sempre é adequada, saudável e que não lhes servirá para alcançar a integridade biopsicossocial.

Muitas vezes encontramos nesses adolescentes e crianças distorções entre realidade e fantasia, ou seja; ao assistir televisão, a pessoa madura consegue diferenciar claramente entre fantasia e realidade; o que não acontece nos casos de crianças e adolescentes, pois confundem a fantasia apresentada na televisão com a verdadeira realidade do cotidiano.

As crianças que assistem muita televisão correm maior risco de:

  • Não se dedicar a ler, pesquisar, fazer a lição de casa com esforço
  • Ser preguiçoso e não praticar atividades esportivas e, portanto, ter um peso indesejado.
  • Sendo seres isolados, dando prioridade à televisão do que a qualquer outro hobby.
  • Não conseguir relacionar-se com seus pares, seus pais, irmãos e parentes.
  • tem pouca interação social
  • Eles deixam bons hobbies em segundo plano, como sair com crianças da sua idade, praticar esportes, aprender novos avanços em computadores, etc.

Vários estudos mostraram que a exposição excessiva à televisão está associada a uma ampla variedade de efeitos negativos à saúde. Esses efeitos vão desde um aumento do comportamento agressivo, passando por imagens sexuais distorcidas, problemas de imagem corporal e autoconceito, obesidade ou problemas nutricionais.

Novela online gratis

Por outro lado, parte das horas que os menores passam assistindo televisão são subtraídas de áreas muito importantes para sua saúde e desenvolvimento, como o sono.

A crescente exposição às telas está influenciando muito negativamente o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, principalmente em áreas como desempenho acadêmico, linguagem, atenção e autorregulação emocional.

Durante os últimos anos, o tempo gasto em frente a várias telas, incluindo televisão, videogames, smartphones e computadores, aumentou drasticamente. Numerosos estudos mostram que essa tendência tem um forte impacto negativo no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

Em 2012, o pediatra alemão Peter Winterstein realizou um estudo muito demonstrativo e impressionante sobre crianças e exposição precoce à TV. 

Para seu estudo, ele pediu a quase 2.000 crianças entre 5 e 6 anos, todas estudantes de escolas públicas, que desenhassem uma figura humana. Em seguida, ele analisou esses desenhos com base no tempo que as crianças habitualmente assistiam à televisão, o resultado foi o seguinte:

Como se vê, é muito marcante a pobreza e a perda de detalhes na execução de crianças que assistem televisão por mais de três horas por dia, se comparadas àquelas que assistem no máximo 60 minutos.

Por outro lado, na televisão abordam regularmente questões como agressão e violência, presença de cenas sexuais que confundem crianças e adolescentes. Existem mensagens sutis que visam certos grupos raciais, étnicos e culturais.

Jovens facilmente influenciáveis ​​podem acreditar que o que estão vendo é comum e por esse efeito normal, o que veem lhes dá segurança e podem aceitar e assumir tudo para suas vidas como algo normal.

Dessa forma, a televisão coloca as crianças diante de comportamentos, atitudes, sentimentos e comportamentos que podem impressioná-las e para elas é difícil compreender e elaborar para seu desenvolvimento integral saudável.

Mas nem tudo é negativo, para isso existem pais que podem fazer com que seus filhos tirem o máximo proveito da televisão.

Novela online gratis – O que os pais devem ensinar aos filhos?

  • Acompanhe seus filhos para assistir aos programas e, assim, estimule o diálogo com eles quando estiverem assistindo a um programa juntos. Desta forma, eles podem capturar quais percepções eles têm da realidade e conhecê-los melhor. Tendo isso em mente, assistir televisão com seus filhos ajudará os pais a saber muitas coisas sobre seus pensamentos.
  • Quando estão com os filhos em frente à televisão, devem enfatizar valores positivos como a amizade, a colaboração, o interesse que se deve ter em ajudar os outros e é o momento certo para corrigir informações que prejudiquem seu bom desenvolvimento.
  • Destaque os valores pessoais, profissionais e familiares e descubra que de alguma forma a relação com o programa que você está assistindo.
  • Peça que façam comparações com o que estão vendo na Novela online gratis e com a realidade, para ver se têm uma boa percepção disso.
  • Selecione programas adequados à sua idade e nível de desenvolvimento.
  • Eles devem ter clareza sobre quanto tempo seus filhos devem passar na frente da televisão e fazer cumprir essa regra.
  • Para as horas de estudo e dever de casa, deve haver limites claros, tanto do local escolhido para estudar quanto da postura e nunca permitir assistir televisão nesses períodos.
  • Não permita que as crianças assistam à televisão por longos períodos de tempo.
  • Coloque limites no tempo que você assiste à televisão e, se necessário, desligue-o quando considerar que seu filho não deve estar na frente da televisão, respeitando o horário dos deveres de casa, das refeições, das relações familiares e outros.

Os pais são responsáveis ​​por proporcionar aos filhos conhecimento, orientação e julgamento da realidade diante do complexo mundo da televisão. Desta forma, crianças e adolescentes podem lidar com a televisão de forma saudável e positiva, o que pode lhe trazer os melhores benefícios.