Jovem aprendiz – Dicas para jovens em situação de primeiro emprego!

Em uma entrevista de emprego, você é o protagonista jovem aprendiz, mas deve fazer o entrevistador sentir que não existe empresa melhor do que aquela que ele representa.

É certo que a universidade prepara os jovens para responder às exigências de conhecimentos e competências que a vida laboral lhes apresentará uma vez iniciada; no entanto, como eles devem se apresentar em uma entrevista de emprego e como se comportar vai além do que é visto em sala de aula.

Um erro comum dos jovens na hora de procurar emprego é pensar que o currículo é tudo e não é assim, a entrevista tem um papel muito mais relevante, pode se tornar o ponto definitivo para conseguir o emprego ou para se aproximar o objetivo de permanecer na empresa que você deseja.

Jovem aprendiz

A Professora Faviola Villegas, Coordenadora do Bacharelado em Administração de Marketing da Universidade CETYS orienta seus alunos a fazer um bom trabalho durante a entrevista de emprego e compartilha as seguintes recomendações.

  1. Conheça a empresa. É uma obrigação saber que negócio tem, quais são as suas principais áreas, quais são os seus objetivos e qual a missão e visão que tem. Se você estiver interessado em uma área específica, procure informações sobre o que a empresa faz nessa área.

  2. Não comece falando sobre coisas que não falam com o recrutador. Pense em você como um profissional, sua vida pessoal deve ser deixada de lado e você deve enfatizar suas habilidades de experiência de trabalho ou, se não tiver, projetos escolares e como eles foram um fator de aprendizagem e formação.

  3. Não coloque um preço em si mesmo. É importante que, na primeira entrevista, você enfatize que está mais interessado em conhecer as atividades do cargo e quais desafios ele lhe ofereceria como profissional antes de saber o salário. Expresse suas necessidades e interesses para o trabalho para o qual está se candidatando.

  4. Não fale mal de suas experiências anteriores. Um erro comum cometido pelos jovens é reclamar de seus professores, colegas de equipe ou superiores no caso de estágios ou serviço social. É essencial que você não demonstre esses tipos de sentimentos. Expressar que você busca mais crescimento e que se sente preso é normal, mas escolha suas palavras com sabedoria.

  5. Falar com clareza. Estar preparado é um ponto fundamental, não adianta responder defensivamente ou ficar completamente calado. Alguns recomendam praticar em frente ao espelho para observar seu corpo e expressão facial.

  6. Cuide da sua imagem. Muitas vezes, os recém-formados cometem o erro de serem muito formais para uma empresa com um ambiente mais descontraído ou muito informais ao comparecerem a uma entrevista. É importante saber qual o perfil que a empresa procura. Ir para uma grande corporação não é o mesmo que ir para uma startup.

  7. Verifique suas redes sociais. Verifique se nada sobre você na rede afeta a imagem profissional que você deseja projetar. Encontre uma publicação que tenha causado polêmica, mesmo que seja de muitos anos atrás e apague-a. Você ficaria surpreso como um meme impróprio, uma foto infeliz ou uma piada de mau gosto podem atrapalhar seus objetivos.

  8. Observe sua linguagem corporal. Ensaie na frente do espelho e peça a alguém para ajudá-lo a fazer perguntas que possam colocá-lo em uma situação difícil. Não deixe seu corpo trair suas palavras. Talvez você seja qualificado, mas deve cuidar para que seu corpo transmita segurança e conhecimento.

  9. Seja humilde. Não importa em qual universidade você se formou ou o que seu currículo diz; ouça o seu interlocutor e fique atento às suas preocupações, demonstrando simplicidade e humanidade.

  10. Respirar. Gerencie a tensão e o nervosismo através da respiração consciente. Transforme esse sentimento de ansiedade em paixão e entusiasmo. Se você acha que a ansiedade que sente é parte de algo bom que vai entrar na sua vida, então vai ser!

Jovem aprendiz

Essas dicas ajudarão a melhorar o processo de entrevista  como jovem aprendiz, também existem muitos sites com as perguntas mais comuns durante o processo de recrutamento, revisá-las ajudará você a ter uma ideia para preparar suas respostas. Não se esqueça de trazer o seu CV impresso, pois pode ajudá-lo.