Curso senac porteiro e vigia gratuito – Conheça edifícios inteligentes!

Curso senac porteiro e vigia gratuito

A ascensão dos chamados edifícios inteligentes no Curso senac porteiro e vigia gratuito gerou grandes desafios, como segurança, e optar por um serviço de verificação de alarmes para cumprir as regulamentações para que o ambiente seja muito mais confortável, produtivo e, acima de tudo, seguro.

Atualmente, a tecnologia permite o controle de acesso e segurança, bem como recursos energéticos, instalações de ar condicionado e gestão eficiente de todos os sistemas. Graças ao gerenciamento e controle automatizados, esses edifícios são dotados de um ambiente muito mais seguro.

Curso senac porteiro e vigia gratuito – O que é um edifício inteligente?

Um edifício inteligente também é conhecido como Edifício Inteligente, e é aquele cujas instalações permitem uma gestão integrada e automatizada de forma a aumentar não só a segurança, mas também a eficiência energética, usabilidade e acessibilidade.

Curso senac porteiro e vigia gratuito

O controle é realizado através de demótica ou automação, o que garante o acompanhamento do funcionamento geral da edificação. Da mesma forma, permite maior controle de acesso e monitoramento das pessoas que acessam as instalações.

A Inmotics tem a capacidade de integrar a automação residencial na estrutura de rede para fornecer serviços de gerenciamento de energia, bem-estar pessoal e segurança. Entre suas principais características destacamos:

  • Consumo eficiente. Graças ao seu sistema de economia de energia e água, o fluxo pode ser controlado e regulado, obtendo dados sobre o consumo de energia.
  • Integração em sistemas de controle. O sistema de controle deve ser integrado ao edifício para otimizar sua maneira de operar e gerenciar eletronicamente.
  • Segurança. Um edifício inteligente deve estar equipado com os mais inovadores sistemas de segurança.
  • Flexibilidade. O edifício deve se adaptar mais facilmente às mudanças tecnológicas.
  • Ergonomia. Essas instalações devem ser confortáveis ​​para seus habitantes.

Que tecnologias são utilizadas na segurança de um edifício inteligente?

Um grande número de tecnologias avançadas é capaz de melhorar o desempenho, garantir a sustentabilidade e melhorar a vida das pessoas dentro de um Edifício Inteligente

A internet das coisas, a iluminação inteligente, os sistemas de gestão ou as ligações elétricas servem para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas. O investimento em tecnologia é necessário para atender às demandas em ambientes sustentáveis, eficientes e escaláveis. 

Curso senac porteiro e vigia gratuito

Portanto, as normas de segurança em edifícios públicos também são de vital importância. A lei exige o cumprimento da regulamentação das câmeras de vigilância e do RGPD para garantir a máxima segurança.

No final de setembro deste ano, entrou em vigor a atualização do Código Técnico de Edificações (CTE) e do Documento Básico de Segurança contra Incêndio (DB-SI 2). 

Estão incluídas as novas medidas de segurança contra incêndios para edifícios recém-construídos ou em fase de renovação das suas fachadas.

Conformidade com GDPR em um edifício inteligente

A tecnologia levou a um aumento no uso de câmeras de videovigilância para edifícios com o objetivo de prevenir crimes ou descobrir criminosos que atacam propriedades ou áreas do edifício. 

Portanto, a segurança em edifícios inteligentes é um aspecto fundamental com o qual devemos lidar.

Esta nova Lei de Proteção de Dados caracteriza-se por ser muito mais exigente com as imagens captadas por câmaras de videovigilância. 

Note-se que irá garantir a privacidade das pessoas. Além disso, está contemplada a proibição de captura de imagens de vias públicas, exceto no caso de seu uso ser para segurança.

A segurança dos edifícios públicos deve estar de acordo com os regulamentos de incêndio existentes para garantir a segurança das pessoas em caso de incêndio. O tempo máximo que as gravações podem ser mantidas é de 30 dias e 15 para entidades bancárias.

Como controlar edifícios inteligentes?

Não há dúvida de que o monitoramento remoto, na segurança de edifícios inteligentes, é a maneira mais eficaz de controlar edifícios inteligentes.

Curso senac porteiro e vigia gratuito

 Atualmente existem sistemas de controle que, em conjunto com a Central de Monitoramento Remoto (CMR), permitem que todos os sistemas que fazem parte da edificação sejam monitorados por 24 horas.

A gestão remota de um Edifício Inteligente tem inúmeras vantagens como o aumento do conforto e segurança pessoal. Estas são algumas das possibilidades oferecidas pelo controle remoto:

  • Controle de acesso por biometria, cartões portáteis e análise do tráfego de pessoas, veículos e restrição de acesso a áreas de segurança, entre outros.
  • Controle por circuito fechado de televisão que permite analisar as informações das câmeras por reconhecimento facial, câmeras infravermelhas ou visão noturna.
  • Proteção contra incêndio que ajuda a detectar incêndio e aciona comunicações de emergência.
  • Ventilação e climatização onde as condições climáticas que controlam a umidade são monitoradas automaticamente, filtram o ar para eliminar partículas e analisar CO₂.
  • Serviços preventivos que permitem verificar acessos não autorizados por funcionários. Da mesma forma, é possível criar protocolos remotos de manutenção, supervisão ou vigilância, como videovigilância em cabines de elevador, entre outras possibilidades.
  • Atendimento personalizado que dependerá do porte de cada empresa para oferecer soluções customizadas. O principal objetivo é otimizar o consumo de energia e melhorar a eficiência dos recursos.
  • Comunicação constante que levará ao recebimento de relatórios automáticos, chamadas telefônicas, empresas de manutenção, serviços de emergência.
  • Ações reativas que serão programadas automaticamente para verificar o grau de alerta, negação de alvarás ou abertura de portas.

Em suma, a estabilidade e a segurança de um edifício inteligente se baseiam em um planejamento adequado. Desta forma, os projetistas de rede e construção enfrentarão melhor os problemas que surgirem no futuro.

Não apenas custos desnecessários são evitados, mas redes sem fio mais confiáveis ​​são fornecidas para o pessoal dos serviços de emergência. Isso torna possível realizar o trabalho de forma mais eficaz e preparar o negócio para os piores cenários.

Em resumo, a segurança em edifícios inteligentes caracteriza-se por proporcionar um grande número de benefícios, pois proporciona um ambiente seguro. 

No entanto, a segurança é um aspecto fundamental que deve ser avaliado detalhadamente, de acordo com as normas vigentes.