Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac – Dicas de cuidado!

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac

Muitas pessoas cometem o erro de não prestar atenção  no curso de manutenção de ar condicionado Senac, até que seja tarde demais e tenham que sofrer o melhor calor do verão ou o frio do inverno, dependendo das funções de seu aparelho. 

Uma boa formação com curso de manutenção de ar condicionado Senac é importante não só para prolongar a vida útil do aparelho, mas também para reduzir as bactérias no ar. É por isso que hoje compartilhamos algumas dicas de como cuidar de um ar condicionado e ter um consumo mais eficiente.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac – Recomendações para um melhor uso do ar condicionado

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac

Ensinamos você a cuidar do seu ar condicionado. Você pode economizar, além de cuidar do seu bem-estar e de sua família, mantendo em boas condições o aparelho que circula o ar dentro de sua casa. Veja algumas dicas úteis:

Certifique-se de limpar os filtros

Se os filtros estiverem sujos, o ar condicionado começará a funcionar de forma ineficiente. A poeira se acumula nas grades, o que impede que o ar passe suavemente e faz com que o motor tenha que trabalhar mais, por isso não resfria o suficiente.

Para limpar os filtros sem causar danos, remova cuidadosamente a poeira e os fiapos, usando uma escova de cerdas macias.

Quando terminar, mergulhe os filtros em água com sabão e esfregue suavemente até ficar limpo. É importante que antes de reinstalar, ligue o ar e certifique-se de que estejam completamente secos.

É recomendável que você também faça essa manutenção nos filtros, durante as épocas do ano em que ficará parado por vários meses.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac – Limpe a bobina (na unidade externa)

Uma bateria limpa (localizada na parte externa do ar condicionado) permite que o ar transfira calor sem problemas e com menor consumo de energia, o que significa economia na conta de luz. A parte de trás da unidade tende a ficar muito suja, por isso é importante tirar o pó e verificar se há algo fora do comum.

Você pode usar uma escova macia para esta tarefa, é verdade que alguns profissionais usam ar comprimido para isso, mas eu não recomendo, pois sem experiência você pode causar danos ao equipamento.

Verifique se o condensador não está bloqueado

Dê uma olhada no exterior, pode não estar recebendo ar suficiente para funcionar normalmente. Quando o capacitor está bloqueado, ele precisa consumir mais energia para fazer seu trabalho, o que significa mais despesas e desempenho ineficiente a longo prazo.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac – Verifique as baterias no controlador

Se você não for ligar o ar condicionado por um longo período de tempo, tente retirar as baterias antes, armazenando-o desta forma você evitará que ele seja completamente danificado e vaze.

Caso você tenha esquecido de fazer isso e seja tarde demais, remova cuidadosamente as pilhas danificadas do controle remoto e limpe os restos com suco de limão, usando uma escova até que tudo seja removido.

Agora enxágue com a ajuda de um pouco de água e um pano. Não instale novas baterias até que toda a umidade tenha evaporado.

Limpe os ventiladores

Os ventiladores são a saída de ar quente, portanto, certifique-se de que eles não tenham quebras ou atolamentos. Para acessar o ventilador, levante a grade com cuidado para não danificar as conexões de ar. Você pode usar uma escova para remover os resíduos.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac

Em seguida, use um pano úmido para limpar as lâminas. Esta tarefa é melhor realizada por um profissional do setor,  portanto, o melhor nestes casos é que contacte profissionais que fazem todo o trabalho que sabem fazer.

Ventile sua casa

Nem tudo é ar condicionado e eletricidade, você também pode passar sem ele no inverno. À noite ou logo pela manhã, refresque a casa por dentro. Você pode abrir janelas e portas para criar rascunhos.

Com a chegada do calor, faça o contrário e tente baixar as persianas nas janelas, você também pode manter as cortinas fechadas durante o dia. Isso ajudará você a economizar até 30% de energia.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac – Esteja ciente do ambiente

Para cuidar do seu ar condicionado você pode fazê-lo funcionar com um mínimo de esforço, primeiro certifique-se de fechar todas as aberturas em sua casa ou apartamento.

Lembre-se que se você deixar uma porta ou janela aberta, o ar frio sairá por ali, fazendo com que o equipamento funcione com mais força. Também é bom que você regule a temperatura do ar, tente não deixar mais frio do que o necessário, pois isso também força a equipe.

Se notar que o seu ar condicionado não está a funcionar como deveria, mande-o verificar por um profissional qualificado que possa resolver o problema a tempo e evitar uma grande avaria no equipamento. Além de realizar uma manutenção correta de seus aparelhos. 

Recomendações para um melhor uso do ar condicionado

É importante que a instalação seja feita por um profissional qualificado, que saiba orientá-lo nas mais diversas questões. Um bom exemplo é o uso de um protetor em caso de falta de energia, para evitar quebra de equipamentos.

Além disso, não seria conveniente que você instalasse o ar condicionado em um local onde os dutos externos sofressem com o sol pleno, fazendo com que se deteriorassem mais rapidamente.

Se você tiver vários desses dispositivos em casa, tente não ligar todos ao mesmo tempo, ligue apenas os dos cômodos onde você vai realizar suas tarefas diárias e, da mesma forma, desligue-o assim que terminar.

É uma boa forma de cuidar do seu ar condicionado, para não gastar energia resfriando desnecessariamente áreas que ficarão vazias.

Curso de Manutenção de Ar Condicionado Senac

Ajuste o termostato quando não estiver em casa, para evitar que o ar condicionado fique ligado durante todo o tempo em que estiver fora e ele ligará logo após você chegar.

Deixe o ar condicionado para quando for realmente necessário, em alguns casos basta ligar o ventilador, é importante que você economize custos na conta de luz.

Não se esqueça de cuidar do seu ar condicionado regularmente, com os conselhos que compartilhamos com você, agora você sabe que é importante que esses aparelhos tenham manutenção.

Se você limpar regularmente a carcaça, filtros e grades, será mais fácil fazer uma limpeza anual, pois terá muito menos sujeira. Tente cobrir a unidade externa durante o inverno, para evitar que sujeira, poeira ou qualquer resíduo se acumule no interior.