Amostras e Brindes – Ideias para escolher presentes de empresa

Amostras e Brindes

Os presentes, amostras e brindes são uma forma de expressar agradecimento, reconhecimento, gratidão, amizade, etc., e carregam uma mensagem positiva, portanto, é muito importante definir o que você quer transmitir e eles devem ser o mais pessoal possível.

Não há presente melhor do que aquele que impressiona e agrada a quem o recebe, embora também possa ser aquele que é bonito ou original. No mundo dos negócios existem muitas vezes e ocasiões em que este tipo de objeto se torna um elemento de comunicação interna ou externa, veja: A Arte de Dar.

A busca pelo presente não é uma tarefa fácil, assim como cuidar de uma série de detalhes que o tornam diferente e trazem a mensagem que você deseja transmitir. Para isso sugerimos uma série de ideias que tornarão essa tarefa mais prazerosa.

A primeira coisa que você deve fazer é preparar um bom banco de dados para ajudá-lo a gerenciar e preparar informações (Três ferramentas para gerenciar informações de clientes). Deve incluir pelo menos os seguintes parâmetros:

  • Adicionar o nome da empresa e onde ela fica
  • Nome e sobrenome da pessoa de contato, seu cargo e seu endereço pessoal (caso seja necessário enviar o presente)
  • Histórico de presentes feitos
  • Gostos, hobbies, esportes praticados, etc.

Com esta informação poderá obter rapidamente uma lista que lhe permite ver quais são os clientes, colaboradores ou compromissos a quem quer presentear.

Amostras e Brindes

Custará apenas o esforço inicial para prepará-lo ou alguns minutos para mantê-lo quando tiver que modificar ou expandir alguns dados, em troca, da próxima vez que tiver que preparar a lista de presentes a serem feitos, você o fará de uma forma simples.

Outras ideias que ajudarão a facilitar a tarefa de escolher o presente e torná-lo único e pessoal são:

  • Separe claramente os brindes publicitários dos corporativos ou pessoais. Cada um deles cumpre uma função e não é aconselhável misturá-los.

  • Personalize os presentes com as iniciais ou o nome da pessoa a quem se dirige, dá um toque de distinção, além de garantir que a pessoa o utilizará.

  • Se você vai presentear pessoas diferentes da mesma organização, tome cuidado para que ninguém se sinta menosprezado pelo presente que está sendo enviado. Pode acarretar em outro tipo de resultado e sem sempre o desejado.

  • Descubra os gostos ou preferências das pessoas a quem você vai presentear. Pense na sensação produzida por uma pessoa que gosta de golfe, por exemplo, receber um presente específico para seu hobby, ou outro exemplo, uma pessoa que aprecia um bom vinho, o que você imagina que ela sente quando recebe uma garrafa de vinho? um vinho reserva da marca ou denominação de origem que você gosta?

  • Não se esqueça de embrulhar seu presente. A apresentação ou a embalagem deste é um detalhe importante que lhe dará maior valor.

  • Os brindes empresariais podem ser embrulhados em papel de presente ou papel corporativo, dependendo da ocasião.

  • Se você realizar um evento ou uma reunião com a imprensa, dê um pequeno detalhe.

  • Se você for convidado para um almoço ou jantar em um endereço particular, não traga vinho ou sobremesas, a menos que você tenha falado previamente com os anfitriões, você pode estragar seus planos. Envie ou traga um buquê de flores ou, se preferir, dê chocolates ou um licor que você sabe que os anfitriões podem gostar.

  • Se for presentear seus funcionários por ocasião de homenagens, aposentadorias, cumprimento de objetivos, etc., faça-o em um evento de empresa pública. Isso motivará o resto e fará com que os receptores se sintam muito bem.

Quando você faz um presente, você quer que ele se torne, para o destinatário, algo diferente, único e especial. Um presente como esse não precisa ser caro, embora às vezes seja, mas o mais importante é que quem o recebe o considera útil, elegante e o distingue.

Procure presentes originais, exclusivos, práticos… pense que quer causar um impacto positivo, invista um pouco do seu tempo decidindo o que pode agradar melhor a essa pessoa.

Amostras e Brindes

Mas como mencionado antes, não fique apenas no presente. A forma como você o apresenta desempenha um papel muito importante e você deve saber que a cor do papel escolhido carrega em si uma mensagem secreta.

Os japoneses, uma cultura milenar delicada e requintada pelo valor que dão aos pequenos detalhes, foram os que inventaram o papel decorado para embrulhar presentes. Para eles, o ritual da doação está ligado aos conceitos de beleza, delicadeza e personalização.

Em torno da escolha da cor do papel, há toda uma linguagem que fala por si. A tonalidade e o tom produzem um efeito especial em nossos sentidos, por isso é aconselhável escolher um pacote de acordo com a personalidade da pessoa que receberá o presente.

As diferentes conotações de cores são:

  • Azul: relaxa o espírito e acalma. Em sua variedade de tons escuros mostra elegância e distinção
  • Vermelho: a cor do amor. É o mais forte e carrega consigo uma mensagem romântica e apaixonada, também é sinônimo de prosperidade.
  • Laranja: é uma cor que busca provocar sentimentos e expressões de alegria.
  • Rosa: dissipa o mau humor e inspira proteção, sendo uma boa cor para embrulhar presentes para idosos.
  • Verde: é o tom dos profetas e da esperança.
  • Amarelo: cor associada à criatividade e aos intelectuais.

Por fim, além de cuidar da escolha dos presentes que você faz, lembre-se de que, ao receber um presente, você deve ser grato pelo detalhe. Se ele for uma pessoa de confiança, você pode ligar para ele por telefone ou se for um contato mais formal, enviar uma carta ou um e-mail agradecendo o gesto. 

Com todas essas dicas e peculiaridades sobre a arte de presentear, desejo a você a melhor escolha de presentes para aquelas pessoas que você quer surpreender ou simplesmente lembrar de você.